Páginas

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Viagem no tempo

Se um dia eu pudesse ver meu passado inteiro ... 
                                                  (Capital Inicial)



O que você faria se pudesse voltar no tempo?



O sonho das viagens no tempo foi popularizado no final do século XIX com o progresso científico e a sociedade de massas, os livros que falam sobre o assunto retratam um futuro cheio de invenções tecnológicas e os bem antigos até conseguiram prever um pouco do que seria o nosso século. Hoje em dia a Física considera quase nula esta alternativa de explorar a dimensão do tempo mas,  se fosse possível viajar mais rápido que a luz, então, de acordo com a relatividade, as viagens no tempo seriam possíveis.

Existem muitas teorias para as viagens no tempo que mostram possibilidades diferentes e alguns filmes e livros retratam isso, geralmente as possibilidades possuem duas correntes diferentes:
1 - Não se pode alterar o tempo. Como mostra o livro O Mapa do Tempo de Félix J.Palma  e o filme A Maquina do tempo , viajando no tempo se criaria um universo paralelo mas o futuro ou o presente não poderia ser alterado , ou o viajante apenas assiste , não pode "manipular" os acontecimentos.

2 - A História pode ser alterada . Como mostra o filme  Efeito Borboleta , que se baseia na teoria do caos onde uma ação no passado pode trazer consequências graves para o futuro . Este tipo de possibilidade é bem difícil de explicar pois se o individuo volta ao passado e muda um fato , toda a sua memória deveria mudar e nem ele mesmo saberia que havia estado no passado.


Em todos os casos, as viagens no tempo são fascinantes justamente pela sua complexidade e mistério, além disso internamente esse é um desejo do Ser Humano , eu particularmente sou fascinada por estórias sobre viagens no tempo. O   mais famoso autor de obras sobre o tema é H. G. Wells, que foi um autor visionário do início do século XX que em suas obras discutiu questões muito atuais como a ameaça de uma guerra nuclear e a ética em pesquisas com animais. Talvez Wells estivesse errado sobre as viagens no tempo, ou talvez estejamos subestimando as tecnologias que estão por vir , o fato é que a ideia de viagem no tempo, para alguns cientistas , pode ser uma possibilidade real e não apenas ficção científica. Até hoje ainda existem teorias sobre a máquina do tempo. O físico brasileiro Mario Novello é um apaixonado pelas questões da origem do universo e das viagens no tempo e lidera uma equipe que nos últimos 15 anos esteve teoricamente envolvida com a pesquisa de "time machine".

E você acredita que seja possível?


Meus filmes preferidos sobre o tema viagem no tempo


A Máquina do Tempo
Efeito Borboleta
O Som do Trovão
Planeta dos Macacos
O Homem do futuro 

Um Livro sobre viagem no tempo
O Mapa do Tempo