Páginas

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Trote universitário

Trote universitário é algo que levanta muita polêmica e recebe críticas ,alguns dizem que é uma brincadeira de mau gosto ,outros que é algo importante na vida do estudante ,mas na verdade qual das teorias está certa?
O trote é algo que existe desde o período medieval ,onde os calouros tinham as cabeças raspadas (por questão de higiene e prevenção) e estudavam separados dos veteranos e por isso existia uma espécie de hierarquia ,depois que os calouros passavam pelo processo de inicialização se tornavam veteranos .
O trote tem ainda este mesmo objetivo ,inicializar o estudante na vida universitária e fazer com que ele interaja com os colegas .É claro que existem as exceções ,veteranos que querem se vingar ou que são malvados mesmo e acabam aplicando trotes violentos que não são nada legais ,e como sabemos violência só gera violência.
Acredito que o grande problema não está no trote em sí ,mas nas pessoas que como seres humanos possuem um lado perverso que se sobressai ,se todos tivessem consciência e humanidade o trote não seria algo ruim ,como não foi para mim ,que me diverti muito no meu trote e conheci meus colegas .
Pratiquem o trote como uma brincadeira e forma de tornar prazerosa a convivência e não como forma de violência.


6 comentários:

  1. Se for uma brincadeira, eu acho que é fundamental na vida do estudante.
    Já estou seguindo, flor (:
    http://girlaltruista.blogspot.com/
    :*

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei muito sobre isso, mais realmente trotes estão ficando mais violentos mesmo :|
    Obrigado pelos seus comentários :) beijo

    blogloucamistura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Graças a deus nunca sofri um trote universitário, acho legal até certo ponto mas quando envolve violência, prejuízos, ou danos, não concordo.

    Abrçs.
    Bruno JP Teixeira - O Portuga
    http://brunojpteixeira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi flor,tem gente que leva isso pro lado mais pessoal e tenta agredir os outros e isso é terrível,mais por outro lado tem gente que leva isso só na brincadeira mesmo!

    Beijos
    http://tudodmenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Acredito q nao ha maudade nos trotes e sim nas pessoas q o executam. O trote pra mim eh mais um brincadeira, uma interação entre calouros e veterano, mas infelizmente muita gente se aproveita disso, oq acaba generalizandoo e deixando este assunto muito polemico. Particularmente sou afavor dos trotes, mas sem a utilizaçao da violenciaa.

    ResponderExcluir
  6. Acho que calouros tem a opção de quererem ou não participar do trote universitário, até porque o trote está tornando-se cada vez mais violento

    ResponderExcluir

Se gostou deixe um comentário .