Páginas

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Trote universitário

Trote universitário é algo que levanta muita polêmica e recebe críticas ,alguns dizem que é uma brincadeira de mau gosto ,outros que é algo importante na vida do estudante ,mas na verdade qual das teorias está certa?
O trote é algo que existe desde o período medieval ,onde os calouros tinham as cabeças raspadas (por questão de higiene e prevenção) e estudavam separados dos veteranos e por isso existia uma espécie de hierarquia ,depois que os calouros passavam pelo processo de inicialização se tornavam veteranos .
O trote tem ainda este mesmo objetivo ,inicializar o estudante na vida universitária e fazer com que ele interaja com os colegas .É claro que existem as exceções ,veteranos que querem se vingar ou que são malvados mesmo e acabam aplicando trotes violentos que não são nada legais ,e como sabemos violência só gera violência.
Acredito que o grande problema não está no trote em sí ,mas nas pessoas que como seres humanos possuem um lado perverso que se sobressai ,se todos tivessem consciência e humanidade o trote não seria algo ruim ,como não foi para mim ,que me diverti muito no meu trote e conheci meus colegas .
Pratiquem o trote como uma brincadeira e forma de tornar prazerosa a convivência e não como forma de violência.