Páginas

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Adolescência e a necessidade de ser diferente



A adolescência é a fase da vida em que a pessoa se descobre como indivíduo separado dos pais. Isso gera um sentimento de curiosidade e euforia, porém também gera sentimentos de medo e inadequação. Um adolescente está descobrindo o que é ser adulto, mas não está plenamente pronto para exercer as atividades e assumir as responsabilidades de ser adulto. Assim sendo ele procura exemplos, de pessoas próximas ou não - ídolos artísticos ou esportivos, entre outros - para construir seu caráter e seu comportamento.
Também é visível a necessidade do adolescente de contrariar a vontade ou as idéias dos pais. Esse comportamento opositor aos pais acontece em decorrência da necessidade do adolescente de separar-se dos pais, ser diferente deles, para construir sua própria identidade como pessoa. 
É nessa fase que a pessoa tenta definir uma personalidade e assim ela se insere em um grupo , geralmente formado por outros que ouvem a mesma musica , vestem a mesma roupa e praticam o mesmo esporte. Este grupo é muito importante para a formação do individuo . 
No livro O Mundo como Vontade e Representação, o filósofo Arthur Schopenhauer (1788-1860) propõe uma metáfora interessante sobre as relações humanas. Ele conta que um grupo de porcos-espinhos perambulava num dia frio de inverno. Para não congelar, chegavam mais perto uns dos outros. Mas, no momento em que ficavam suficientemente próximos para se aquecer, começavam a se espetar com seus espinhos. Então se dispersavam, perdiam o benefício do convívio próximo e recomeçavam a tremer. Isso os levava a buscar novamente companhia e o ciclo se repetia na luta para encontrar uma distância confortável entre o emaranhamento e o congelamento. Adolescentes não são porcos-espinhos, mas experimentam, na puberdade, uma condição que os aproxima dos mamíferos descritos por Schopenhauer: a convivência em um grupo. Afinal, ao fazer parte de uma reunião de pessoas que têm algo em comum, o jovem consegue "calor" na forma de aceitação e acolhimento. Ao mesmo tempo, precisa se defender dos "espinhos", posicionamentos que se chocam contra a sua individualidade e podem degenerar em preconceito e agressividade. 
A medida que esta personalidade vai sendo formada e começam as responsabilidades da vida adulta , todos os rituais do grupo vão sendo deixados de lado e os adolescentes vão deixando determinados comportamentos e formas de vestir, isso não significa que o que aprenderam no grupo deixou de existir , eles apenas não precisam mais se vestir daquilo para mostrarem ao mundo que assumiram uma personalidade .



7 comentários:

Se gostou deixe um comentário .