Páginas

terça-feira, 1 de novembro de 2011

O atendimento público

Existe um abismo imenso entre o funcionário dos postos de saúde e o paciente.

Eu não sei o que acontece com os atendentes de posto de saúde, parece que todos recebem igual treinamento cujo objetivo é ignorar o paciente. O Sistema Único de Saúde foi feito para atender a qualquer cidadão Brasileiro de acordo com a sua necessidade respeitando as diferenças entre os casos , mas o que vemos é um descaso total os funcionários que são contratados para atender as pessoas não sabem fazer isso , eles não dão nenhuma orientação nem informação (que deveria ser o seu papel) e na maioria das vezes tratam de forma grosseira os procuram ajuda , sem falar das filas , das negligências , da falta de equipamentos que já são problemas bastante grandes.
Pessoas que procuram o SUS geralmente são leigas, idosas, ou estão em um quadro clínico que exige cuidado , atenção e sobretudo paciência.
Por que então os atendentes de Posto de Saúde não fazem o seu papel ?Por que eles não recebem um treinamento adequado ?Será que estão insatisfeitos com o seu trabalho?
Tratar mal uma pessoa , seja por qualquer motivo não é justificável , muito menos quando essa pessoa está fragilizada.
Os valores humanos devem ser lembrados em qualquer profissão , principalmente quando no exercício dela estar-se lidando com pessoas.