Ícaro era filho de Dédalo, o construtor do labirinto que o rei Minos aprisionava o Minotauro. A lenda grega conta que Dédalo ensinou Teseu, que seria devorado juntamente com outros jovens pelo monstro, como sair do labirinto. Dédalo sugeriu que ele deveria utilizar um novelo que deveria ser desenrolado a medida em que fosse penetrando no labirinto. Dessa forma, após ter matado o monstro ele conseguiu fugir do labirinto. O rei Minos ficou furioso e prendeu Dédalo e o seu filho Ícaro no labirinto. Dédalo construiu asas com penas dos pássaros colando-as com cera,para fugir com o filho do labirinto. Antes de levantar vôo, o pai recomendou a Ícaro que quando ambos estivessem voando não deveriam voar nem muito alto (perto do Sol, cujo calor derreteria a cera) . Entretanto, a sensação de voar foi tão estonteante para Ícaro que ele esqueceu a recomendação e elevou-se tanto nos ares a ponto da previsão de Dédalo ocorrer. A cera derreteu e Ícaro perdeu as asas, precipitando-se no mar e morrendo afogado.
Esta lenda é como aquelas lendas indígenas ou como parábolas que nos trazem ensinamentos ,acredito que a moral desta estória é que devemos tomar cuidado com as nossas ambições ,pois elas podem "derreter" as nossas asas.
Oi flor,é a mitologia grega é bem interessante mesmo,acho mais legal os deuses e deusas gregos..
ResponderExcluirBeijos
http://tudodmenina.blogspot.com
essa lenda é ótima, quando pequena, eu adorava :)
ResponderExcluirquero muito ver o post sobre o Livro Susurro...
ah, e por que achou estranho que eu o li?
beeeijos ;)
APESAR DE NÃO ACREDITAR NA MITOLOGIA GREGA, É UMA ESTÓRIA INTERESSANTE!
ResponderExcluirAbrçs.
Bruno JP Teixeira - O Portuga
http://brunojpteixeira.blogspot.com/
Thaís ,andei buscando nos blogs e poucas pessoas o leram ou mencionam sobre ele ,por isso achei muito interessante o encontrar alguém que o coloque como um dos livros favoritos .
ResponderExcluir