Páginas

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Mitologia Grega:Pandora


A estória a respeito da caixa de pandora não e só um episódio de "Caverna do Dragão" é uma lenda grega que pode ter muitos significados e reflexões.
Quem foi Pandora

Na Mitologia Grega, Pandora foi a primeira mulher criada por ordem de Zeus (deus dos deuses) como parte de um castigo a Prometeu (titã amigo dos homens) por este ter revelado o segredo do fogo para a humanidade.

Prometeu roubou as sementes do deus Hélio (deus do fogo) e repassou aos homens para que estes pudessem cozinhar e fazer tarefas domésticas. Enfurecido, Zeus resolveu criar uma mulher que tivesse várias qualidades de diversos deuses. Pandora tinha o poder de sedução da deusa Atena.

Prometeu se casou com Pandora. De acordo com o mito, a humanidade tinha vivido em harmonia até aquele momento, porém Pandora resolveu abrir sua ânfora (a expressão "caixa de pandora" foi criada no Renascimento) que continha todos os males da humanidade e liberou todas as desgraças (vícios, doenças, loucura, pobreza, pragas, violência, crimes, etc).
Claro que ,em uma época em que pouco se conhecia sobre o passado da humanidade ,as pessoas tentavam explicar a origem das coisas com lendas ,ou mitos que eles acreditavam e que estavam ligadas a religiosidade ,mas além deste sentido científico há também questões sociais complexas como a visão da mulher para a sociedade .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou deixe um comentário .