Páginas

terça-feira, 2 de agosto de 2011

O que é Religião?

Acabo de ler o livro de Rubem Alves O que é religião? e gostei bastante ,por isso indico a vcs .
O livro traz uma visão filosófica e científica juntamente com um contexto histórico do que é religião ,além de citações de muitos poetas ,sociólogos e filósofos. O livro não tem a intenção de induzir as pessoas a uma religião específica ou ao fanatismo religioso , tampouco mostrar a opinião pessoal do autor sobre o tema ,mas sim ,através de vários pontos de vista montar a face da religião que vai se encaixando nas experiências do leitor.
Como sendo um filósofo e Teólogo e psicanalista ,o Rubem Alves sabe do que fala ,e fala sobre um universo que vai além das instituições e símbolos ,fala sobre o imaterial ,o subjetivo ,aquilo que está dentro de nós e não compreendemos .
Para aqueles que não entendem a importância ou a necessidade humana da religião ,principalmente os acadêmicos ,vale a pena ler este livro.

"A religião é o suspiro da criança acabrunhada, o coração de um mundo sem coração, assim como também o espírito de uma época sem espírito. Ela é o ópio do povo."

2 comentários:

  1. Algo a se destacar de encantador é Rubem Alves falando como "um Karl Marx", como "um Durkheim", enfim... Além de ser um escritor que sempre lembra da exacerbada religiosidade do Nietzsche.

    ResponderExcluir
  2. apesar de Nietzsche negar a religião ,ele era um dos mais religiosos.

    ResponderExcluir

Se gostou deixe um comentário .