Páginas

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Perigos da tecnologia e da portabilidade para crianças e adolescentes

Hoje eu fiquei sabendo do caso de uma menina de quatorze anos que se deixou filmar por dois garotos durante o ato sexual com os mesmos aqui em Vitória da Conquista, o vídeo foi divulgado em redes sociais e não se sabe se a garota estava alcoolizada ou sobre o efeito de drogas. O fato é que isso é um crime e acima de tudo, um alerta para os riscos da tecnologia na vida das pessoas.
Com a portabilidade e o acesso a internet em todos os lugares, nada mais é censurado, antigamente adolescente via revista pornô secretamente e pedia um amigo mais velho para locar fitas de conteúdo impróprio na maior cautela possível, pois era algo terminantemente proibido pelos pais, hoje os adolescentes produzem o material pornô, e divulgam na internet explicitamente e em tempo real (absurdo) .
Imagine a reação de um pai que está em seu trabalho e recebe um email de vídeo pornô divulgado pelos amigos e quem está "estrelando" o vídeo é, ninguém menos, que a sua filha menor de idade. É uma humilhação e revolta para o mesmo.
Contudo, cabe aos pais orientarem a conduta dos filhos e orientarem o uso das tecnologias, a maioria das crianças e adolescentes hoje tem um celular com mil utilidades, as quais eles nem sabem para que servem, no final das contas serve apenas para usar a internet, coisa que eles poderiam fazer em casa, num computador comum onde s pais pudessem acompanhar o que estão fazendo.
Como diria Margio Sergio Cortela, hoje os filhos são móveis como os celulares e controla-los ficou muito mais difícil. Pergunte a um adolescente se ele já usou a câmera do celular para fazer trabalhos escolares e ele dirá que não.
Outro absurdo é dar de presente ao seu filhinho de 5 anos um tablet ou um iphone para que ele tenha mais liberdade para jogar seus joguinhos online e acessar a internet (só pra isso que uma criança usa tablet) quando outros jogos, feitos para criança, seriam mais apropriados.
A tecnologia é maravilhosa e auxilia muito a vida das pessoas, mas ela está virando o mau do século, pois as pessoas não se comunicam mais como antes, não interagem face a face e ainda por cima está transformando as crianças em dependentes dela, viciados que não sabem conviver com outras crianças, não conseguem se concentrar nas aulas (eu dou aula particular para adolescente e sei disso) e em casos extremos ridicularizam as pessoas e acabam com suas vidas como no caso citado no inicio deste texto.
Eu faço um apelo aos pais, introduzam as tecnologias na vida das crianças na idade certa e da maneira correta, orientem seus filhos e atentem para o que eles fazem, pois a internet é uma faca de dois gumes e ela está cada dia mais rápida e certeira com o avanço da portabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou deixe um comentário .