Páginas

sábado, 19 de março de 2011

Preconceito contra nordestinos


Prepare o seu coração
Prás coisas
Que eu vou contar
Eu venho lá do sertão
Eu venho lá do sertão
Eu venho lá do sertão
E posso não lhe agradar...
(Disparada,Geraldo Vandré e Theo de Barros)

Quantos de nós já ouvimos piadinhas preconceituosas a respeito dos nordestinos?Quando as coisas ficam só na brincadeira ainda dá pra tolerar ,mas existem pessoas tão ignorantes que levam isso para a sua vida pessoal e discriminam mesmo ,alguns (casos extremos )cometem violência física contra eles.
Grande parte das pessoas conhecem o passado Histórico do Nordeste ,além da geografia desfavorável ,o descaso por parte dos governantes fez com que a migração dos nordestinos para estados do Sul fosse uma crescente ,mas não é por causa da fome e das dificuldades enfrentadas por este povo que ele é bruto ,ignorante e sem instrução.
Pelo contrário ,a cultura popular do Nordeste é muito rica ,além da musica e da arte (Glauber Rocha e Caetano Veloso são nordestinos).O cenário caatingueiro também é inspiração para muitas obras do cinema ,da poesia e artes plásticas.
O preconceito é tanto contra o nordeste que criaram até um manifesto contra a supervalorização da cultura nordestina ,o que só prova que este povo tem valor e que muitos se sentem "ameaçados "pela invação cultural.
Acredito que a migração dos nordestinos para o sul ,em especial são paulo não trouxe aculturação visto que a cultura é do país por inteiro e não de uma região apenas ,além do mais a cidade de São Paulo é uma mistura de pessoas vindas dos mais variados lugares e que ajudaram a construí-la .
O nordestino é forte e onde vai leva suas experiências e nunca esquece suas raízes ,não tem medo do trabalho e é criativo ,e ao contrário do que pensa o sulista,nordestino é um ícone brasileiro ,exemplo de coragem e fé .