Páginas

sábado, 19 de março de 2011

Preconceito contra nordestinos


Prepare o seu coração
Prás coisas
Que eu vou contar
Eu venho lá do sertão
Eu venho lá do sertão
Eu venho lá do sertão
E posso não lhe agradar...
(Disparada,Geraldo Vandré e Theo de Barros)

Quantos de nós já ouvimos piadinhas preconceituosas a respeito dos nordestinos?Quando as coisas ficam só na brincadeira ainda dá pra tolerar ,mas existem pessoas tão ignorantes que levam isso para a sua vida pessoal e discriminam mesmo ,alguns (casos extremos )cometem violência física contra eles.
Grande parte das pessoas conhecem o passado Histórico do Nordeste ,além da geografia desfavorável ,o descaso por parte dos governantes fez com que a migração dos nordestinos para estados do Sul fosse uma crescente ,mas não é por causa da fome e das dificuldades enfrentadas por este povo que ele é bruto ,ignorante e sem instrução.
Pelo contrário ,a cultura popular do Nordeste é muito rica ,além da musica e da arte (Glauber Rocha e Caetano Veloso são nordestinos).O cenário caatingueiro também é inspiração para muitas obras do cinema ,da poesia e artes plásticas.
O preconceito é tanto contra o nordeste que criaram até um manifesto contra a supervalorização da cultura nordestina ,o que só prova que este povo tem valor e que muitos se sentem "ameaçados "pela invação cultural.
Acredito que a migração dos nordestinos para o sul ,em especial são paulo não trouxe aculturação visto que a cultura é do país por inteiro e não de uma região apenas ,além do mais a cidade de São Paulo é uma mistura de pessoas vindas dos mais variados lugares e que ajudaram a construí-la .
O nordestino é forte e onde vai leva suas experiências e nunca esquece suas raízes ,não tem medo do trabalho e é criativo ,e ao contrário do que pensa o sulista,nordestino é um ícone brasileiro ,exemplo de coragem e fé .

2 comentários:

  1. Bom dia Ana,
    Não há dúvida alguma que é lamentável esse tipo de discriminação feita com o povo nordestino aqui no Sul e Sudeste do país. Evidentemente que não é uma regra, são alguns ignorantes que fazem isso.
    Com certeza esses idiotas são pessoas fracassadas e vive na teia de uma sociedade hipócrita e cheia de preconceitos imbecis.
    Um grande abraço ao povo nordestino.
    Bom domingo pra ti.

    ResponderExcluir
  2. Você está certíssima. Eu sou nordestina e os sulistas preconceituosos se passam de ridículos quando emitem uma opnião como essas de que os nordestinos são inferiores.Ao falar isso, mostram que não conhecem realmente nada sobre cultura brasileira, por que se conhecesse saberia que o nordeste é o responsável pelas melhores manifestações culturais. O Nordeste de Caetano, Maria Betânia, Glauber Rocha, Ivete e tantos outros nomes que marcam a história cultural brasileira.

    carlinhamary.blogspot.com (visita também)

    ResponderExcluir

Se gostou deixe um comentário .