Páginas

sábado, 24 de dezembro de 2011

A magia do Natal e as controvérsias




Como sabemos , não é claro para nós a data exata do nascimento de Jesus , assim como alguns fatos desse acontecimento estão implícitos assim como grande parte dos fatos da Bíblia.

Alguns dizem que é errado comemorar nesta data , e até sugerem uma possível data para o nascimento de Cristo , segundo arqueólogos O significado original de 25 de Dezembro é que esse dia era um popular dia festivo de celebração do retorno do sol. Em 21 de Dezembro ocorre o solstício de inverno (o mais curto dia do ano e assim um dia chave no calendário), e 25 de Dezembro era o primeiro dia no qual os antigos podiam notar claramente que os dias estavam se tornando maiores e que a luz do sol estava voltando.

Acontece que muitos fatos da Bíblia estão relacionadas a culturas da antiguidade clássica e à religiões anteriores ao cristianismo. Nada surge por a caso pessoal , todas as histórias e pensamentos tem influência de algo , seja ele divino ou da mentalidade dos seres Humanos.

A Bíblia é um misto de divindade e filosofia e sua interpretação é difícil e pode assumir muitas faces a depender de quem interpreta , por isso acredito que a data do nascimento de Cristo pode ter sido um interpretação errada ou mesmo um golpe da igreja , contudo a tradição perdura por gerações e quem somos nós a essa altura do campeonato negar tal ocorrido?

Sendo mentira ou verdade o nosso natal é algo tradicional que tem toda uma magia envolvida (apesar de o consumismo estar corrompendo) que nos faz lembrar de coisas boas , lembrar do amor fraternal , lembrar do que é ter família e tudo isso olhando para o melhor exemplo de família , a família de cristo.

Questões que envolvem tradições populares na minha opinião não deveriam ser contestadas , a menos que trouxesse algo de ruim para as pessoas , o que não acontece com o natal. Como dizia Goebbels "uma mentira contada mil vezes se torna verdade" , acredito que precisariamos comemorar o nascimento de cristo , e não é por falta de uma data exata que não vamos fazê-lo.

Um comentário:

Se gostou deixe um comentário .