Páginas

sábado, 10 de dezembro de 2011

Mitologia do Natal

O capitalismo move as nossas vidas , e é tão influente que até em coisas que parecem ter surgido da cultura popular está presente.
O que dizer do Natal então ? Hoje em dia ele é sinônimo de compras , presentes , gastos .Muitas pessoas não sabem o que é o espirito de Natal ou mesmo a sua importância pois estão muito preocupadas em dar e receber presentes.
No nosso país adotamos culturas norte americanas no Natal , vejam que contradição , colocamos enfeites natalinos com pinheiros e neve em nossas casas quando moramos em um país tropical onde os pinheiros nem são comuns.
O mais incrível de tudo é o poder de aculturação ou culturação que algumas marcas têm . Para vocês que acham o papai noel uma figura clássica do natal e fazem suas crianças sonharem com ele , saibam que a figura do papai noel que vemos é nada menos que uma imagem difundida pela coca-cola ,que colocou as cores da marca no papai noel que até então tinha trajes de um bispo( São Nicolau) e até hoje a magia do natal está relacionada as cores da coca-cola(Abra a felicidade).
Mas saibam a lenda pode ter se baseado em parte em contos hagiográficos sobre a figura histórica de São Nicolau. Uma história quase idêntica é atribuída no folclore grego e bizantino Basílio de Cesareia. O Dia de São Basílio, 1 ou 1.º de janeiro, é considerado a época de troca de presentes na Grécia.O personagem foi inspirado em São Nicolau Tamaturgo , arcebispo de Mira na Turquia Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos e daí correu o mundo inteiro.
Estas duas origem podem ter se fundido e gerado o mito do papa Nicolau , mas o que era pra ser uma bela história onde bons velhinhos ajudavam pessoas necessitadas e fazer reviver o espírito de solidariedade das pessoas virou um simbolo do comércio onde as pessoas dão presentes aos seus filhos que muitas vezes aguardam ansiosos por isso.
Eu acredito que ensinar as crianças que papai noel existe é o mesmo que dizer a elas que as coisas são adquiridas facilmente , sem esforço , sem trabalho .O que vemos hoje são crianças que não sabem o valor das coisas e o quando custa adquiri-las e sabem muito menos sobre valores Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou deixe um comentário .